quinta-feira, 21 de março de 2013

Ex-Aluno da FDSM e Curso Marcato é aprovado em concurso público

O advogado Thiago Fagundes do Amaral, formado em 2010 pela FDSM e ex-aluno do Curso Marcato.

O advogado Thiago Fagundes do Amaral, formado em 2010 pela Faculdade de Direito do Sul de Minas e ex-aluno do Curso Marcato, obteve aprovação no concorrido concurso para Serventias Extrajudiciais do Estado de Minas Gerais. Em entrevista o ex-aluno fala sobre a formação proporcionada pela FDSM e os planos para o futuro. Leia a seguir.

1 - Como a formação na FDSM lhe auxiliou nesta conquista?
“Afirmo com convicção que a maioria das minhas conquistas advém do suporte que essa instituição oferece aos seus acadêmicos ao longo da graduação. O corpo docente é ímpar. Tive a oportunidade de conviver com grandes profissionais do Direito e a honra de me tornar amigo da maioria deles. Dizem que não há no mundo exagero mais belo do que a gratidão, por isso, carregarei ao longo de toda minha vida a certeza de que muito devo a nossa querida Faculdade e aos mestres que ela compõe”.

2 - Por que você escolheu a carreira pública?
“Em verdade, a carreira na área do Direito Notarial e Registral é ‘sui generis’, já que nós delegatários não contamos com uma remuneração fixa, nem estamos submetidos à aposentadoria compulsória ou teto salarial, por exemplo. Sendo assim, a delegação de uma serventia extrajudicial seria algo como uma carreira pública com viés de iniciativa privada, pois temos autonomia para administrá-la. De todo modo, independentemente de qual seja a carreira pública, é certo e notório os inúmeros benefícios decorrentes de uma aprovação em concurso público”.

3 - Como foi o preparo para este concurso?
“Quando ingressei na graduação planejava seguir outro tipo de carreira no Direito, mas com as mudanças que se deram a minha volta, já no último ano do curso, redirecionei meu foco e passei, então, a me preparar para os concursos de notários e registradores. Confesso que no começo senti como se estivesse no início da graduação, em razão das matérias diversificadas e específicas dessa área. Contudo, o Curso Marcato me ofereceu o suporte necessário para que eu obtivesse êxito em todos os concursos que prestei até agora”.

4 - Como está sua vida profissional atualmente?
“Estou me adaptando a minha nova vida e organizando à minha maneira a serventia para qual recebi delegação, mas especializei-me em Direito Notarial e Registral e continuo estudando para concursos públicos. Atualmente, estou me preparando para a fase oral de outros dois concursos para serventias extrajudiciais”.

5 - Que dicas você daria para quem está iniciando no Direito e pretende seguir carreiras públicas?“É compreensível a angústia que se passa no início e no fim da graduação, a ansiedade por mudanças e acontecimentos imediatos. Mas, independentemente de qual sentimento tenhamos, devemos ter a certeza de que o conhecimento nos permite alcançar qualquer objetivo. De sorte que para obtermos sucesso é imprescindível o estudo permeado pela disciplina, determinação e fé. Fé não só em uma força divina, mas também em nós mesmos, de que somos capazes de alcançar nossos sonhos e metas. O acadêmico precisa descobrir que a satisfação está no esforço e não apenas na realização final. Creio que sempre triunfarão aqueles que perceberem que é possível ter uma vida profissional muito bem sucedida e uma excelente qualidade de vida, mas não ao mesmo tempo, já que existe o tempo de plantar e o tempo de colher”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário