segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Grupo de Estudos do PPGD da FDSM lança livro sobre o Direito Penal



Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho e integrantes do Grupo 
de  Estudos "Razão Crítica e Penal". 


                                            O coordenador do grupo de estudos, o docente Edson
                                                       Vieira da Silva Filho durante apresentação do livro.



O Grupo de Estudos Razão Crítica e Justiça Penal do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM realizou na última sexta-feira, 21 de novembro, no prédio anexo da instituição, o lançamento da obra literária “O Direito Penal e suas faces: Da Modernidade ao Neoconstitucionalismo”.  

 Na abertura do evento, o Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho, coordenador do grupo e um dos autores da obra agradeceu a presença dos alunos e demais docentes da instituição. Na ocasião ele contou que há três anos o grupo realiza diversos trabalhos e pesquisas que englobam o tema em questão. “O primeiro ciclo de estudos tratou das faces do Direito Penal passando por três grandes marcos, suas linhas mínimas, máximas e finalmente o perfil adequado ao constitucionalismo contemporâneo brasileiro”, disse.

Rodrigo Pedroso Barbosa é integrante no grupo e aluno do 4º período. Para ele o trabalho realizado permitiu pensar o Direito Penal de uma maneira nova e adequada para a realidade brasileira. “É um fator fundamental, onde sociedade e cultura devem se adaptar. Foi uma oportunidade única de aprendizado participar desse grupo”, comentou.

O formando Willian Lopes da Silva que também participa dos estudos, disse que a didática utilizada pelo coordenador foi excelente e a formação do grupo favoreceu nos resultados dos trabalhos. “O professor Edson percorreu caminhos distintos do Direito Penal que até então não tive conhecimento, comecei a enxergar sua teoria na sociedade de uma forma diferente. Outra questão foi a formação do grupo que auxiliou nos bons resultados”, afirmou.

De acordo com o coordenador, o grupo vem realizando trabalhos com relevantes aspectos de uma crítica penal, promovendo debates a respeito de como é possível desenvolver um direito penal mínimo, preservando a dignidade da pessoa humana e as garantias próprias de um estado democrático de direito nas condições adversas próprias de um país de modernidade tardia, como o Brasil. “Neste terceiro volume o grupo trabalha a perspectiva penal do que chamamos de constitucionalismo contemporâneo à brasileira. Para a realização desse trabalho a integração envolvendo a docência, a Graduação e o Mestrado foi muito importante,  tanto como a pesquisa contínua para a instituição. O grupo mantém-se em plena atividade e está se preparando para o lançamento do 4º livro”, completou.                             
 
Os demais autores, alunos da graduação e mestrado, contribuíram para os estudos e a consolidação da obra. São eles: Andrei Ribeiro Simões, Estefany Claudino Andrade, Débora Borges Prado, Glícia Paula Resende, Hamilton da Cunha Iribure Júnior, Maria Helena Vieira da Silva, Matheus Magnus Santos Iemini, Rodrigo Pedroso Barbosa  e Willian Lopes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário