terça-feira, 30 de setembro de 2014

Professor da FDSM é homenageado pelo Tribunal Regional do Trabalho


                     Prof. Edmar Souza Salgado (ao centro) e demais juristas homenageados pelo TRT - 3ª Região.



O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região de Minas Gerais homenageou, no dia 23 de setembro, com a sua mais alta condecoração - a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha - 55 personalidades, órgãos e entidades, entre eles, o Juiz do TRT e professor da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), Dr. Edmar Souza Salgado.  

Instituída pela Resolução 50/2000 do Tribunal Pleno do TRT da 3ª Região, em 17/2/2000, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha foi criada para distinguir e perpetuar a memória de pessoas e entidades que contribuem para a permanência das instituições livres e democráticas, a paz social e o engrandecimento da Instituição Judiciária do Trabalho em todos os níveis de atuação.
A solenidade de condecoração aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Alunas da primeira turma do Mestrado da FDSM lançam coletânea de artigos científicos


                     A equipe de escritores da obra: Débora  Borges Prado, Ramiro Souza Júnior, Ana  Sílvia Begalli,
 Gabriela Balestero, Renata Gomes, Rômulo Resende Reis e Prof. Dr. Elias Kallás Filho.


O coordenador do Mestrado da FDSM, Profº Dr.Eliás Kallás Filho,em discurso, parabeniza as ex-alunas. 



Estudos de Direito Latino Americano: Efetividade dos Direitos Fundamentais- Volume II é o título da coletânea de artigos científicos organizada pelas juristas Gabriela Balestero e Ana Sílvia Begalli, alunas da primeira turma de mestrado da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas). O evento de lançamento da obra aconteceu no dia 20 de setembro, na Faculdade. 

Para a concretização do livro, as mestres contaram com a participação de autores de diferentes instituições, incluindo alunos de outras turmas do Programa de Mestrado da FDSM. Também participaram o Coordenador do Programa de Mestrado da FDSM, Prof. Dr. Elias Kallás Filho, responsável pelo texto de apresentação, e a renomada jurista Flávia Piovesan, que redigiu o prefácio. Em resumo, a obra aborda os desafios da efetividade dos direitos fundamentais que são enfrentados em vários aspectos, no contexto latino-americano, que é tema central da coletânea.

A autora Anna Sílvia Begalli relata que os níveis técnicos dos artigos reunidos no livro demonstram a excelência do curso de Mestrado da FDSM. “A obra tem como objetivo ser um espaço de reflexão e debate do Direito. Neste segundo volume temos como temática específica os Direitos Fundamentais, que constituem um núcleo de direitos intangíveis que não podem ser abolidos, ainda que a maioria assim o queira. Por isso eles são essenciais dentro de uma democracia. Ocorre que não basta que os Direitos Fundamentais estejam estabelecidos de forma cristalina na lei. É necessário que sejam efetivados na prática, e é isso que buscamos investigar”, explicou. 


Para a autora Gabriela Balestero, é gratificante constatar que a FDSM preza pela formação intelectual e investigativa de seus alunos, pois é o retrato das pesquisas acadêmicas dos autores da obra que pertencem à Instituição. “Além disso, é muito importante a interação entre os alunos da FDSM com alunos de outras renomadas instituições, como a Universidade de Buenos Aires. Assim, o esforço da equipe e o zelo em sua organização propiciaram a reunião de um material de elevado nível científico”, completou. 

Segundo o coordenador do Programa de Mestrado da FDSM, Prof. Dr. Elias Kallás Filho, a publicação organizada pelas egressas, que atualmente cursam doutorado na Universidade de Buenos Aires, evidencia que o Programa tem alcançado o seu principal objetivo: formar profissionais de alto nível, preparados para a docência e a pesquisa em Direito."O conteúdo da obra reflete os mais importantes debates jurídicos da atualidade, analisados pela perspectiva do Direito latino-americano. Os Direitos Humanos, protagonistas naturais e grandes facilitadores desta desejada interface, estruturam o eixo temático principal, que se complementa por incursões sobre a Teoria do Direito, a Teoria do Estado e o Direito Constitucional. Com profundidade teórica, mas sem comprometer a fluidez da leitura, os artigos nos conduzem a um processo de atualização e ampliação do conhecimento. Escritos com perspicácia e espírito crítico, levam-nos a refletir e, consequentemente, a indagar, retroalimentando o virtuoso círculo dos estudos e da pesquisa científica", concluiu. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Acadêmica da FDSM é classificada em Concurso Nacional de Poesias


                                                      A acadêmica da FDSM, Lilian  Reis Costa.


Lilian Reis da Costa, aluna do 8º período da Faculdade de Direito do Sul de Minas, foi um dos destaques do Concurso Nacional, Novos Poetas, Prêmio Sarau Brasil 2014.  No total foram 3.076 estudantes inscritos de todo o Brasil.
O Prêmio Sarau Brasil 2014 é um concurso literário de projeção nacional, alcançando um grande público, escolas e faculdades.  Os 250 classificados, entre eles a aluna da FDSM, tiveram seus poemas publicados na obra "Prêmio Sarau 2014 - Antologia Poética".

Conheça a poesia de autoria da aluna:

Na mesa do bar 

Meus olhos ali, olhando tudo,
Olhando nada, quase fechando.
Meu coração ali, sentindo tudo,
Sentindo nada, quase parando.
Quase morrendo.
             
Olho para os meus pés  
E não vejo nada,
Mas sinto que tem algo  
Prendendo-me ao chão.
           
 Então, olho para as minhas mãos,    
Estranhas, pequenas,
Seguro, mas de repente vai ao chão.
            
Então,  olho para o espelho,
E quase  não me vejo,    
Onde é que me perdi?
Só  meu corpo está aqui?
Ei, por favor, garçom,
Tem um gole de vida ai?!