terça-feira, 2 de junho de 2015

Mestranda e Professor da FDSM participam de Congresso Internacional sobre Sociologia do Direito


                                                        A mestranda Damáris Costa Ribeiro. 


                                                        Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni. 


O professor de Sociologia Jurídica, Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, e a mestranda Damáris Costa Ribeiro participaram, no mês de maio, de um dos mais importantes Congressos Mundiais de Sociologia do Direito, o “Sociology of Law on the move” em Canoas, no Rio Grande do Sul.  Com o tema central “A Sociologia do Direito em Movimento: Perspectivas da América Latina”, o evento foi realizado na Unilasalle – Centro Universitário La Salle, em parceria com o Research Committee on Socioloy of Law, da International Sociological Association (ISA/ RCSL), e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABRASD).         

O professor Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, como coordenador do Work Group Teoria e Pesquisa Sociológica no Direito, apresentou uma pesquisa sobre possíveis relações teóricas entre Luhmann e Foucault. Já Damáris expôs o tema “Direito, Risco e Sociedade Industrial: o sistema jurídico na perspectiva de Ulrich Beck”, junto a outros trabalhos de pesquisadores e professores dos níveis de mestrado e doutorado do Brasil e do exterior.

A mestranda conta que o trabalho, em co-autoria com o graduando, Rodrigo Pedroso Barbosa, é resultado do grupo de pesquisa Margens do Direito,  coordenado pelo Prof. Simioni. Segundo ela, ‘participar do evento foi uma experiência valiosa’. “Assistir em sessão plenária, no Brasil, aos mais importantes sociólogos do Direito do mundo abordando temas jurídicos do continente latino americano foi uma experiência muito rica. Valeu a pena. E viver essa experiência só foi possível porque o mestrado da FDSM me deu condições, uma vez que, os referenciais teóricos discutidos no Congresso são abordados no programa”, concluiu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário