terça-feira, 23 de junho de 2015

FDSM é representada no XXIV Encontro Nacional do CONPEDI


                            O docente Rafael Alem Mello Ferreira e o mestrando Tiago de Souza Fuzari. 



A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) foi um dos destaques do XXVI Encontro Nacional do CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), realizado entre os dias 03 e 06 de junho em Aracajú/SE. Neste ano o evento abordou o tema “Direito, Constituição e Cidadania: contribuições para os objetivos de desenvolvimento do Milênio”.

A Faculdade foi representada pelo mestrando Tiago de Souza Fuzari e o professor da graduação Rafael Alem Mello Ferreira, mestre formado pela FDSM. O aluno apresentou artigo com o tema “A Lógica Moderna de Dominação Classista sustentada pelo Direito Penal e a sua Consonância com os Ditames Constitucionais do Estado Democrático de Direito no Brasil”. Já o docente apresentou trabalho com o tema “Relações entre Economia e o Direito Público para a compreensão do Marco Jurídico do Pré-sal”.

A participação dos pesquisadores contou com o apoio financeiro da FDSM. “A pesquisa é um dos pilares do ensino superior, por isso o incentivo à participação de nossos alunos e professores em eventos científicos é questão primordial na FDSM. Juntamente com o compromisso de formar grandes profissionais, temos a essencial missão de produzir conhecimento e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, e isso acontece através da pesquisa. O mestrando Tiago e o professor Rafael estão de parabéns por estarem entre os mais renomados pesquisadores do Brasil neste importante evento que é o CONPEDI”, destacou o Coordenador Financeiro da FDSM, Luiz Otávio de Oliveira Rezende. 

O professor Rafael Alem Mello comenta que o propósito de seu artigo foi cultivar os aspectos jurídicos relevantes para a exploração do pré-sal. “O trabalho defende o conceito de que o pré-sal, sendo um recurso natural, e se bem explorado, pode ser o passaporte brasileiro para o desenvolvimento tecnológico e social. Foi muito gratificante e enriquecedor participar deste importante evento. Agradeço a direção da Faculdade pelo apoio de sempre”, contou. 

O artigo apresentado por Tiago Fuzari apresenta uma reflexão sobre como o Direito Penal se constroi na atual realidade brasileira. “Também evidencio a existência de uma discordância entre os pareceres traduzidos pelas Constituições de 1988 e o Direito Penal”, explicou o mestrando, que agradeceu o apoio da Faculdade para a participação no evento. “A participação em um evento como o CONPEDI, que reúne pesquisadores de várias partes do país, foi bastante enriquecedora, haja vista o intercâmbio de informações e o contato com as diversas faces da pesquisa jurídica no Brasil. Fiquei bastante honrado em expor meu trabalho neste evento e agradeço o incentivo dado pela FDSM”, finalizou. 

terça-feira, 16 de junho de 2015

Professores da FDSM participam de evento acadêmico científico na Universidade de Baltimore


 Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni e Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz em frente
 à sede da Universidade de Baltimore (EUA). 



Representando a FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) os professores Rafael Lazzarotto Simioni e Cícero Krupp da Luz estiveram no início deste mês na Universidade de Baltimore, nos EUA, para participarem do II Encontro de Internacionalização do CONPEDI. Promovido pelo CICL (Center For International and Comparative Law of the School of Law of the University of Baltimore) e CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), o evento reuniu pesquisadores da área jurídica de diversos países. 

Os professores apresentaram o artigo intitulado “Democracy and Regional Parliaments: a two level game analysis of Foreign Policy Making”, resultado dos trabalhos e investigações científicas realizadas nos Grupos de Pesquisa do Mestrado em Direito da FDSM.  

Segundo o professor Rafael Simioni, as pesquisas realizadas pelos acadêmicos da instituição procuram estabelecer discussões e questionamentos de nível global, dando oportunidade tanto aos alunos da graduação como da pós-graduação, de participação nas temáticas que constituem os grandes problemas jurídicos do mundo contemporâneo em nível internacional. “A FDSM tem plenas condições de tornar-se uma referência internacional. Possuímos recursos humanos altamente qualificados, temos alunos interessados, que se destacam em eventos científicos nacionais e no mercado de trabalho, e temos também políticas institucionais inteligentes de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão”, afirmou.

De acordo com o professor Cícero Krupp, o trabalho foi o primeiro de uma série de produções científicas que serão desenvolvidas com o objetivo de contribuir para a crescente internacionalização da FDSM. “Os métodos, os referenciais teóricos e as formas de abordagem dos problemas jurídicos aqui estudados, tanto na graduação quanto no mestrado, encontram-se no mesmo nível de atualidade e de profundidade dos principais centros de ensino e pesquisa do mundo”, completou. 

Para o diretor da FDSM, Professor Rafael Simões, a participação de professor e alunos em eventos relevantes de pesquisa consolida as ações acadêmico-científicas da instituição. “Uma instituição de ensino não sobrevive somente do ensino transmitido no cotidiano. É preciso que o corpo docente e discente esteja sincronizado em ações de pesquisas que disseminem os conhecimentos científicos e reproduzam projetos acadêmicos voltados para o desenvolvimento do ensino jurídico.”, finalizou.  

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Professor da FDSM ministra palestra sobre Uso de Redes Sociais no Colégio São José

                               Prof. Carlos Alberto Conti Pereira durante palestra no Colégio São José. 



                                Alunos do Ensino Fundamental do Colégio São José assistiram à palestra. 


No mês de maio a Faculdade de Direito do Sul de Minas, a convite do tradicional Colégio São José, realizou uma palestra sobre o “Uso Responsável de Redes Sociais” aos alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º ano. O tema foi apresentado de forma descontraída e bem humorada pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira, docente da instituição.

Segundo Conti, a finalidade da palestra foi chamar a atenção dos alunos para a necessidade de se utilizar de maneira consciente as redes sociais. “Esta é uma questão que envolve a segurança dos estudantes. Nunca se sabe quem está por trás da tela do computador, é preciso ter cautela com relação a informações pessoais que são divulgadas. Também fiz questão de destacar na palestra a confiança que os pais depositam nos filhos, ao permitirem o uso dos aparelhos eletrônicos para acesso às redes sociais. O Facebook, Instagram e tantas outras redes são formas de convívio social inevitáveis nos dias atuais, mas devem ser usadas com cautela”, explicou ele. 
  
O professor comentou ainda que, ao se preparar para a realização da atividade, teve a oportunidade de aprender ainda mais sobre os desafios e curiosidades da nova era da comunicação, que são as redes sociais. “A receptividade do público e da direção do Colégio foi gratificante. Os alunos além de muito educados, foram participativos e interagiram durante toda a minha apresentação, o que tornou essa experiência de falar de outro tema saindo do universo da motivação e carreiras profissionais muito agradável”,  disse.  

Para a professora Raquel Brusamolin Kallás, que integra a equipe pedagógica do Colégio São José, a palestra discutiu com objetividade o tema, através de uma linguagem apropriada para a faixa etária dos estudantes. “Os alunos foram levados à reflexão sobre a utilização das redes sociais, além de serem alertados sobre os riscos do acesso irresponsável a elas. Foi possível motivar estes alunos ao pensamento crítico quanto ao uso destes meios de comunicação. Desta forma, as orientações serviram de alerta para os jovens presentes. Foi um evento muito produtivo”, finalizou.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Mestranda e Professor da FDSM participam de Congresso Internacional sobre Sociologia do Direito


                                                        A mestranda Damáris Costa Ribeiro. 


                                                        Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni. 


O professor de Sociologia Jurídica, Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, e a mestranda Damáris Costa Ribeiro participaram, no mês de maio, de um dos mais importantes Congressos Mundiais de Sociologia do Direito, o “Sociology of Law on the move” em Canoas, no Rio Grande do Sul.  Com o tema central “A Sociologia do Direito em Movimento: Perspectivas da América Latina”, o evento foi realizado na Unilasalle – Centro Universitário La Salle, em parceria com o Research Committee on Socioloy of Law, da International Sociological Association (ISA/ RCSL), e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABRASD).         

O professor Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, como coordenador do Work Group Teoria e Pesquisa Sociológica no Direito, apresentou uma pesquisa sobre possíveis relações teóricas entre Luhmann e Foucault. Já Damáris expôs o tema “Direito, Risco e Sociedade Industrial: o sistema jurídico na perspectiva de Ulrich Beck”, junto a outros trabalhos de pesquisadores e professores dos níveis de mestrado e doutorado do Brasil e do exterior.

A mestranda conta que o trabalho, em co-autoria com o graduando, Rodrigo Pedroso Barbosa, é resultado do grupo de pesquisa Margens do Direito,  coordenado pelo Prof. Simioni. Segundo ela, ‘participar do evento foi uma experiência valiosa’. “Assistir em sessão plenária, no Brasil, aos mais importantes sociólogos do Direito do mundo abordando temas jurídicos do continente latino americano foi uma experiência muito rica. Valeu a pena. E viver essa experiência só foi possível porque o mestrado da FDSM me deu condições, uma vez que, os referenciais teóricos discutidos no Congresso são abordados no programa”, concluiu.